sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Taekwondo 태권도

A pronuncia correta ée "tae quom do" ; se escreve de varios jeitos: taekwondo, tae kwon-do, taekwon-do, tae kwon do, tae kwondo; o significado da palavra: arte de usar os pés e as mãos na luta.

A luta ensina humildade, coragem, estado de alerta e autocontrole.

O taekwondo surgiu a aproximadamente a 4.000 anos na Coréia.

É a mais antiga das artes marciais, tendo provavelmente originado ou influenciado no surgimento de outras conforme alguns documentos históricos e gravuras encontradas em túmulos e paredes de templos no pais da Coréia. No ano de 670 a.C. a Coréia era dividida em três reinos: Surabul do Silla, Koguryo e Baek Je. Silla, os menores daqueles reinos, eram constantemente invadidos e saqueados pelos dois vizinhos e, durante o reinado de Chin Heng, os jovens aristocratas e os militares formaram uma tropa de elite chamada RWA RANG-DO (Similar aos samurais no Japão e os cavaleiros andantes da idade Média no Ocidente). Essa tropa guerreira, em complemento ao treino normal com lanças, flecha e espada, também se adestrou na prática de disciplina mental e física e várias formas de lutas com os pés e com as mãos, como o SOO-BAK e outras. Para endurecer seus corpos, escalavam montanhas, escarpadas, nadavam em rios turbulentos nos meses frios, se concentrando impiedosamente na tarefa de defender sua terra.

O juramento:
1. Observar as Regras do TaeKwonDo.
2. Respeitar o Instrutor e meus superiores.
3. Nunca fazer mau uso do TaeKwonDo.
4. Ser Campeão da Liberdade e da Justiça.
5. Construir um mundo mais pacífico.

Quase nunca ouvimos falar de Taekwondo por uma razão:

quando o japão dominou a Coréia, eles proibiram o treinamento de Taekwondo, e apenas poderiam treinar Judô e Karatê ( que são artes marciais japonesas), mais mesmo assim, os coreanos treinavam Taekwondo escondido dos japonêses, até que quando a coréia se tornou independente , os coreanos decidiram espalhar o Taekwondo pelo mundo, em alguns países ele eé conhecido como 'karete coreano' , como nos EUA, mais seu nome eé Taekwondo e foi assim que o mestre/general Choi Duk Shin veio ao Brasil e nos trouxe o Taekwondo.

Em 1998 se tornou um esporte olimpico ( com a ajuda da I.T.F. [ International Taekwondo Federation]).

No Taekwondo existem varios estilos : Moo Duk Kwan, Songahm, kukkiwon, WTF, ITF ( olímpico).

3 comentários:

Anônimo disse...

muito legal seu blog, e também o incentivo que seu pai te deu! boa sorte com esse esporte!

Anônimo disse...

Muito bom, ja fiz uma vez e gostei muito, adorei, muito bom!!!!!!!!

edinho230 disse...

iai pessoal, participem do blog todos os amantes de artes marciais, eu achei muito bom, e espero que vcs tbm achem!!!