sábado, 19 de setembro de 2009

Karatê 空手道

É mais uma arte japonesa, uma das mais populares do mundo seu desenvolvimento se dá graças aos esforços de mestres como Gichin Funakoshi, Chojun Miyagi, Kenwa Mabuni, Kanbun Ueki, Choki Motobu.A palavra Karate significa "mãos vazias" (Kara-Vazia/ te- Mãos), assim como outras artes japonesas (marciais ou não), é um caminho para o desenvolvimento espiritual (Do).Mais de uma forma geral as formas de luta de Okinawa ficaram conhecidos apenas como " Te"(mãos).Os principais estilos da época eram o Shuri-te, Naha-Te e Tomari-te (nomes originários das cidades onde foram desenvolvidos.

Estilos:
Shorinji Ryu;
Uechi Ryu;
Motobu Ryu;
Isshin Ryu;
Kyokushinkai;
Wado Ryu;
Goju Ryu;
Shito Ryu;
Shotokan;
Shorei Ryu;
Shorin Ryu;
Naha-Te;
Tomari-Te;
Shuri-Te;
Te.

O Karatê nasceu na pequena ilha de Okinawa, situada entre o extremo sul do Japão e a ilha de Taiwan (antiga Formosa). Originalmente usava-se o termo Te (mão) ou To-de (mão chinesa) para designar, uma prática de mãos vazias reservada à elite guerreira do castelo de Shuri Com o tempo, o Te se desenvolveu em Okinawa, sofrendo um crescimento acelerado sob fortes influências das artes marciais chinesas. Quando o Karatê de Okinawa foi introduzido no Japão, ainda não era uma forma adaptada a um ensino público. Era ensinado e passado adiante em segredo e poucas pessoas o conheciam. Os exercícios não seguiam uma ordem estabelecida, e nenhuma terminologia havia sido adotada para as diferentes técnicas. Era um embrião ainda, uma forma de combate rudimentar, desconhecida, de uma pequena ilha do Pacífico. Em 1979, o rei Shotai, de Okinawa, foi forçado a abdicar. Então as ilhas Ryu-Kyu, foram anexadas ao arquipélago japonês. Quando Okinawa foi assimilada pelo arquipelago japonês, os jovens okinawenses foram recrutados para o serviço militar. Na inspetoria médica, os oficiais japoneses, repararam na ótima condição física dos jovens. Quando descobriram, que eles praticavam o To-de, sugeriram à prefeitura de Okinawa a obrigatoriedade, desses exercícios nos programas escolares de educação física.

Os atletas precisam desenvolver:
1. Velocidade de reação: para um contra-ataque rápido
2. Velocidade de deslocamento: para a fuga rápida de um ataque
3. Velocidade dos membros (braços e pernas): para golpear
4. Força explosiva: força, a potência do golpe
5. Equilíbrio
6. Resistência ao cansaço
7. Agilidade
8. Rítmo na execução do kata
9. Coordenação motora
10. Flexibilidade

Katas são exercícios pré-determinados que devem ser executados com bastante concetração e harmonia. Para os leigos, kata é como se fosse um "teatro", em quer o atleta finge lutar com alguém, mas o praticante de Karate, sabe muito bem, que o Kata não é só uma luta imaginária , mas sim a base de um bom lutador de Karate, pois ajuda o praticante conhecer e controlar melhor o seu corpo.Nos exames de faixa, os atletas são obrigados a saber os katas correspondentes à sua graduação:Faixa branca: Heian shodanFaixa amarela: Heian nidaFaixa vermelha: Heian sandanFaixa laranja: Heian iodanFaixa verde: Heian godanFaixa roxa: Teki shodanFaixa marrom: Bassai-dai; Jion; Kanku-dai Os katas das faixas roxa e marrom são katas avançados, e os da faixa preta são superiores. Isto acontece por quê no Japão não havia a graduação por cores, apenas branca, marrom e preta. Abaixo temos os nomes dos katas do karatê estilo Shotokan: Empi, Jitte Hangetsu, Teki-nidan ,Teki-Sandan, Bassai-shô ,Kanku-shô ,Gangaku Sochin, Chinte, Ji in, Nijushiho, Meikyô ,Unsu, Wankan, Gojushiho-dai ,Gojushiho-shô.

Mandamentos do Karatê:
1-Esforçar-se para formação do caráter.
2-Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
3-Criar o intuito de esforço.
4-Respeitar acima de tudo.
5-Reprimir o espírito de agressão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara,parabéns,eu também adoro artes marciais, eu faço karatê a 7 anos e sou faixa roxa, sobre a história de karatê, esta tudo bem certinho, parabéns, o seu blog é D+, muito bom!!!

FLW!!!

Unknown disse...

gostei tá tudo ok, pelo que eu sei.

eu gostaria q vc colocasse sobre Kendo, mas tá bom assim, por enquanto

Anônimo disse...

esse sim, eu ainda pretendo fazer :D