domingo, 20 de setembro de 2009

Kung-Fu 功夫

O Kung Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa.
A História do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria das histórias passam de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Sendo assim, tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.
Os primeiros registros fiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de tartarugas da dinastia Shang (1766-1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de pedra, facas e flechas foram desenterrados do período da China em recentes escavações.
Templos de Shao-Lin antigos podem ser comparados a uma universidade de artes marcial. Cada templo teve vários Mestres de Shao-Lin que eram peritos ou especialistas em uma área particular de treinamento. Assim, os estudantes poderiam aprender do melhor em todo campo. Havia 3 classes de devoto de Shao-Lin isto é: os monges, religiosos e os conhecedores de medicina geral, ou médicos. A parte mais difícil era ganhar admissão para um destes templos.
Os estudantes jovens tiveram que esperar fora do templo por uma eternidade antes que fossem aceitos ou rejeitados baseado no temperamento e atitude deles, sob observações discretas dos monges. Eles tiveram que suportar meses ou anos fazendo tarefas servis, antes que fossem aceitos como discípulos. Os que eram aceitos, recebiam uma educação em filosofia, belas artes e as artes marciais.
Para se formar no templo, eles teriam que exibir habilidades fenomenais e atravessar 18 câmaras de prova no templo. Se eles sobrevivessem as primeiras 17 câmaras, eles teriam que agarrar um ferro em brasa com os antebraços nus deles e a marca de um tigre e dragão seria gravado nos braços dos desafiantes. Estas marcas eram os sinais de um verdadeiro Mestre de Shao-Lin.
o Kung-Fu, como a maioria das artes marciais é dividida por faixas.
Existem mais de 500 estilos oficiais de kung-fu.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

tipo, eu ainda nem sei o nome da arte marcial que eu pretendo fazer, mas tamo ai.

e eu adoro kung fu panda *-* -q