domingo, 27 de setembro de 2009

Brazilian Jiu-jitsu

Brazilian jiu-jitsu ou Gracie jiu-jitsu é um estilo de jiu-jitsu desenvolvido no Brasil pela família Gracie e que se tornou a forma desse esporte mais praticada no mundo.
Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, foi um grande mestre de jiu jutsu e judô da Kodokan, nos primórdios deste, quando ainda era próxima a ligação destas duas artes, e muitas vezes se citava aquela por esta. Depois de percorrer vários países com seu grupo, chegou ao Brasil em 1915 e fixou residência em Belém do Pará, existindo até hoje nessa cidade a Academia Conde Coma. Um ano depois, conheceu Gastão Gracie. Gastão era pai de oito filhos, sendo cinco homens, tornou-se entusiasta do Judô e levou seu filho Carlos Gracie para aprender a luta japonesa.

Pequeno e frágil por natureza, Carlos encontrou no jiu-jitsu o meio de realização pessoal que lhe faltava. Com dezenove anos de idade, transferiu-se para o Rio de Janeiro com a família, sendo professor dessa arte marcial e lutador. Viajou por outros estados brasileiros, ministrando aulas e vencendo adversários mais fortes fisicamente.
Em 1925, voltando ao Rio de Janeiro e abrindo a primeira Academia Gracie de jiu-jitsu, convidou seus irmãos Osvaldo e Gastão para assessorá-lo e assumiu a criação dos menores George, com quatorze anos, e Hélio Gracie, com doze. A partir daí, Carlos transmitiu seus conhecimentos aos irmãos, adequando e aperfeiçoando a técnica à condição física franzina, característica de sua família.
Também transmitiu-lhes sua filosofia de vida e conceitos de alimentação natural, sendo um pioneiro na criação de uma dieta especial para atletas, a Dieta Gracie, transformando o jiu-jitsu em sinônimo de saúde.
A graduação é feita por faixas como na maioria das outra lutas.
Associações no Brasil:
Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ)


Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE)

Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CNJJO)

Liga Brasileira de Jiu-Jitsu (LBJJ)

Federação Mineira de Jiu-Jitsu (FMJJ)

Nenhum comentário: