domingo, 20 de setembro de 2009

Kendo 剣道

O kendo ou quendô é uma arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. O praticante de kendo é chamado de kenshi ou kendoka.

Por volta do ano de 1350 d.C. o uso da espada japonesa deu um grande salto. A partir de 1467 d.C., por cerca de cem anos, o Japão passou por um período de guerras civis. Como conseqüência, a técnica de luta com espada foi estruturada sob o nome de Kenpo, ou Kenjutsu, e surgiram muitas escolas que tornaram-se transmissoras desses conhecimentos, cada uma à sua maneira. O método de treinamento daquela época não usava espada de bambu nem protetores para o corpo como os usados atualmente. Cada escola praticava repetidamente suas técnicas na forma de kata, seqüencias de movimentos que visavam preparar os praticantes para enfrentar as mais diversas situações que poderiam vir a encontrar. O acúmulo de horas de treinamento fazia com que a pessoa pudesse parar o golpe próximo à pele do oponente. Em algumas escolas, esse grau de proximidade refletia o nível de desenvolvimento do praticante.

Por volta de 1712 d.C., Yamada Heisaemon e Naganuma Shiro, por sua vez, aproximadamente em 1754 d.C., propuseram protetores primitivos e, nos treinos de suas escolas, passaram a utilizar a espada de bambu, o que trouxe um formato de kendo próximo ao que conhecemos na atualidade.
Em 1970 foi fundada a Federação Internacional de Kendo (IKF), com sede no Japão.
Em 2006 a IKF passou a fazer parte da General Association of International Sporting Federations (GAISF), entidade máxima do esporte mundial, que congrega entidades de diversos outros esportes e artes-marciais (como Federações Internacionais de Aikidô, Judô, Jujitsu, Karatê). A partir de então a sigla IKF foi alterada para FIK.

Objetivo da prática de kendo
Não golpear pontos incorretos.
Não desperdiçar golpes.
Golpear atacando e quebrando a postura do adversário.
Golpear com destemor, 'sem pensar na morte'

No kendo, não são usadas faixas para mostrar o nível do praticante. Não há indicações ou insígnias que demonstrem o grau de um kenshi.
A graduação máxima do kendo atualmente é o 8.º dan (equivalente em outras artes à faixa preta de 8.º nível), mas no passado já chegou a existir até o 10.º dan.
Paralelamente, existem títulos que podem ser conferidos a praticantes que contribuíram para a arte, como:
Renshi ("praticante avançado", conferido para kenshi de 6.º dan e acima);
Kyôshi ("praticante professor", conferido para kenshi de 7.º dan e acima);
Hanshi ("praticante modelo", conferido para kenshi de 8.º dan).

Um comentário:

Anônimo disse...

Mto legal e interessante o blog de vcs, tem mtas coisas q eu nãoo sabia msm sendo faixa preta em TKD, vcs estão de parabens pelo blog e continuem assim e vou continuar lendo.