quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jiu-Jitsu 柔術 (tradicional)

Jiu-jitsu significa Suavidade, brandura, técnica.
O Jiu-Jitso surgiu no Japão antes do século XV, porém veio a tomar forma no século XVI, com a idéia de que a força está na agilidade. Segundo a lenda japonesa o princípio fundamental da luta se deve a um médico chamado Shirobei Akiyama, que um dia observou a maneira pela qual os galhos mais fortes das árvores resistiam por algum tempo ao peso da neve mas acabavam quebrando; os mais fracos, ao contrário, não ofereciam resistência, curvavam-se para que a neve desliza-se, voltando depois a sua posição normal. Inspirado nisto compôs mais de trezentos movimentos de Jiu-Jitsu. O auge do desenvolvimento desta arte foi nos séculos XVII e XVIII. Antigamente após mais de 8 anos de treinamento e dedicação o discípulo recebia um certificado "diploma de aptidão", era conhecido como "menkyo" com o passar do tempo, mais precisamente com o surgimento do Judô, surgiu a graduação por faixas ou Dan, sendo assim até hoje na maioria das escolas com algumas excessões ainda no Japão, porém, não tão rígidas
No Jiu-Jitsu usa-se a força e o peso do adversário contra ele, sendo permitido, inclusive, lançar o adversário em queda.
A graduação é feita por faixas , variando de academia para academia.
Existem varios estilos de jiu-jitsu.

Esse foi o post sobre o jiu-jitsu tradicional, vai ter mais sobre o Brazilian Jiu-Jitsu.

Um comentário:

richard disse...

DANIEL, PARABÉNS PELOS POST'S, ESTÃO MUITO BEM ESCRITOS, DE FACIL ENTENDIMENTO.
CRIAM NO LEITOR, A VONTADE DE CONHECER MAIS PROFUNDAMENTE OS ESTILOS DE ARTES MARCIAIS, PRATICANDO A ATIVIDADE.
CONTINUE ASSIM, UMA SUGESTÃO: PROCURE INDICAR LOCAIS QUE TENHAM ESSES ESTILOS GRATUITAMENTE, PARA GANHAR NOVOS ADEPTOS PARA AS ARTES MARCIAIS.
PARABÉNS NOVAMENTE, DEUS TE ABENÇOE NESSE TEU ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO.
ASSINADO - RICHARD ( SEU PAI )